Reflectir Para Educar...

Na era das TIC impunha-se a criação de um espaço de formação interactiva, complementar à vida da sala de aula. Aqui está ele! Aberto à publicação de textos, imagens, pedidos de ajuda, sugestões...Aqui está a possibilidade de continuarmos e explorar as potencialidades da nossa língua portuguesa. Todos seremos poucos. Bem-vindos!!! JMCouto

sábado, janeiro 13, 2007

Futuros Educadores:

"A infância tem as suas próprias maneiras de ver, pensar e sentir; não há nada mais insensato que pretender substituí-las pelas nossas."

Jean Jacques Rousseau

Eu sei, já estão praí a dizer "Chegou a Moreira, chegou a bonecada!" mas não acham que faltava algo no blog?! pois é, por isso decidi publicar os meus "meninos". Não acham que o blog agora ficou mais engraçado e alegre?!

Outro motivo que tive para publicar estes desenhos foi o de partilhar com a turma uma paixão que eu tenho e como uma das funções do blog é partilhar aquilo que nós gostamos decidi então publicar os meus bonequinhos.

Pois é, agora já sabem que eu gosto muuuiito, muito de desenhar (tanto no papel como no computador). Agora é a vossa vez de partilharem comigo e com a turma o que vocês mais gostam de fazer.

Beijocas da Tânia Moreira!!!

A Escrita...

Escrever pode ser divertido.

Tudo pode ser motivo para escrevermos.

Por vezes estamos tristes, outras vezes alegres. Escrevamos então sobre o nosso estado de espírito. Olhemos para os objectos com outra atenção, com outra profundidade, olhemos para o mundo à nossa volta e dediquemos-lhes algumas palavras. Pode ser um poema? Claro que sim!...

Escrever pode fazer-nos sentir bem!


Márcia Azevedo

A Amizade

A amizade significa viver em paz.

É a união entre todos nós.

Amizade não é andarmos a bater-nos

E a chamarmo-nos nomes uns aos outros

Amizade não é viver em guerra

Como alguns países fazem

Amizade é ser amigo e companheiro

Não devemos criticar o próximo

Mas, sim, considerar os seus sentimentos.

Para ter um amigo prestável, afável,

É falar com ele com toda a sinceridade

E o que se faz por ele

Que seja com todo o prazer e alegria

Se quiseres ter um amigo, sê amigo também.

A amizade é muito importante nos nossos dias!


Márcia Azevedo

sexta-feira, janeiro 12, 2007

Olá turma!!!!
Como está a correr o vosso estágio?
O meu está a correr muito bem! Acho que consegui adaptar-me bem e sinto que o inverso também acontece.
Nestes 2 dias de estágio já aprendi variadas coisas nomeadamente: como devo agir em determinadas situações como por exemplo, quando uma criança não quer comer, porta-se mal...variadas situações que eu até agora não saberia como me comportar.
Estou a adorar e sinto cada vez mais que é esta profissão que quero exercer - Educadora de Infância - pois, os momentos e experiências que vivi durante estes 2 dias de estágio foram fantásticos e muito enriquecedores!
Espero que vocês também partilhem para a turma as vossas experiências do estágio.
Beijinhos da Tânia Moreira!!
Olá turma!!!!!
Esta semana quem está a gerir o blog é o grupo da Ana Alves, Joana Silva, Joana Guedes, Márcia Azevedo e Tânia Moreira.
Esperamos que participem activamente durante esta semana!

Bejinhos!!!!!!

quinta-feira, janeiro 11, 2007

E chegou ao fim.....

"Se você pode sonhar, você pode fazer."

Walt Disney


Caros Colegas, a nossa semana de gestão do Blog chegou ao fim, esperamos sinceramente que tenham gostado, pena não terem todos comentado mas também compreendemos porque estes últimos dias têm sido esgotantes…

Aproveitamos e desejamos boa sorte para o grupo que agora irá dinamizar o Blog da nossa turma.

Beijinhos para todos,

Ana Gonçalves, Ana Rita Fonseca, Carla Marina, Patrícia Saraiva e Vera Gonçalves Silva

Turma não esquecer que a frequencia de Evolução da Comunicação Linguística vai-se realizar no dia 23 de Janeiro pelas 11:00horas.


Obrigado!
Beijinhos
COMO SE MANTÉM UM AMOR

Uma mãe e a sua filha estavam a caminhar pela praia. Num certo ponto, a menina disse: "Como se faz para manter um amor?"
A mãe olhou para a filha e respondeu: "Pega num pouco de areia e fecha a mão com força..."
A menina assim fez e reparou que quanto mais forte apertava a areia com a mão, com mais velocidade a areia se escapava.
"Mamã, mas assim a areia cai!!!"
"Eu sei, agora abre completamente a mão..."
A menina assim fez mas veio um vento forte e levou consigo a areia que restava na sua mão.
"Assim também não consigo mantê-la na minha mão!"
A mãe, sempre a sorrir disse-lhe: "Agora pega outra vez num pouco de areia e mantenha na mão semi aberta como se fosse uma colher... bastante fechada para protegê-la e bastante aberta para lhe dar liberdade".
A menina experimenta e vê que a areia não se escapa da mão e está protegida do vento.
"É assim que se faz durar um amor..."

Publicado por Marta Bago no Blog de Variantes - 1º ano


Ana Rita Fonseca

quarta-feira, janeiro 10, 2007

CONTAR HISTÓRIAS - UMA ARTE DOS DIAS DE ONTEM PARA REVITALIZAR OS RECURSOS HUMANOS DE HOJE

"...os contos são verdadeiras obras de arte. São uma grande arte que pertence ao património cultural de toda a humanidade e representam a visão do mundo, as relações entre o homem e a natureza sob as formas estéticas mais acabadas; aquelas que provocam precisamente o maravilhoso." Jean-Marie Gillig.

Em meio à sofisticada tecnologia actual, os nossos anseios procuram uma outra linguagem. Busca-se uma linguagem que nos alimente, que fortaleça nossas próprias imagens e que nos leve onde queremos chegar.

Os contos remetem-nos a uma história de transformações quando são acolhidos pela compreensão do ser humano integral. As histórias carregam um conhecimento sedimentado e acumulado por toda a humanidade.

Captar a essência das coisas acontece por diferentes maneiras e a mais comum é a evocação de imagens arquetípicas. Estas estão presentes nas acções das pessoas de qualquer lugar no mundo, fazendo parte daquilo que chamamos de "sabedoria primordial".

Contar histórias é a mais antiga e, paradoxalmente, a mais moderna forma de comunicação. Uma história pode se tornar o foco de uma conversa e, suas imagens, uma maneira segura de tratar assuntos desconfortáveis. A história re-introduz o que é humano no ambiente dominado pelo impessoal, pautado pela crítica ou julgamento e a competição.

Ouvir uma história, contá-la e recontá-la durante muitos anos, foi a maneira de preservar os valores e a coesão de uma determinada comunidade. É o maravilhoso que consola a aridez dos caminhos que temos à frente, que alimenta a inspiração e abre o portal da intuição para soluções outras, àquelas velhas questões enferrujadas.

Ultimamente na Inglaterra, França, Estados Unidos e, em outros países, um público adulto, cada vez maior, das mais variadas profissões, está empenhado em resgatar este conhecimento milenar descobrindo um novo enfoque para a sua profissão.


Bjinhos,
Ana Gonçalves

A Criança Que Pensa Em Fadas



A CRIANÇA que pensa em fadas e acredita nas fadas
Age como um Deus doente, mas como um Deus.
Porque embora afirme que existe o que não existe
Sabe como é que as cousas existem, que é existindo,
Sabe que existir existe e não se explica,
Sabe que não há razão nenhuma para nada existir,
Sabe que ser é estar em algum ponto
Só não sabe que o pensamento não é um ponto qualquer.
Fernando Pessoa
Carla Marina Silva

terça-feira, janeiro 09, 2007

Aprender Português - Adivinhas

Mais do que um espaço de troca de ideias, este blog pode ser um local de diversão...

Por isso tentem adivinhar....


- Qual é a palavra que tem quatro sílabas

e vinte e nove letras?

...

- É a primeira de um verbo.

É apelido vulgar.

Além de ser apelido,

Corre direitinho ao mar ?

...

- Com quatro letras apenas,

Sou fácil de conhecer,

Ferramenta, rio ou peixe,

Nome de homem ou mulher.

Já me deves ter comido,

como fruta apetecida,

e mesmo como cidade,

Sou bastante conhecida.

...

- O que é,

pequeno em Lisboa e grande no Brasil ?

...

- Andam dois navios no mar,

o carneirinho do monte : mé,

a menina do piano : lá,

e o pobre à porta :

Descubra !

...

- Qual é a cidade Portuguesa,

que está no focinho do cão ?

...

- Qual é o mês,

em que as mulheres falam menos ?

...

Se não conseguiram adivinhar as respostas, vão encontrá-las neste site:

www.instituto-camoes.pt/cvc/exercicios/index2.html

Comentem...

bjinhos, Carla Marina Silva

Fervorosa ansiedade
Que não me deixa repousar,
E me enche de felicidade
Por o meu sonho realizar!

São tantas respostas a procurar
E não sei o que vou fazer,
Mas não me devo preocupar
Pois o estágio é p’ra aprender!

Uma rápida adaptação
E um bom relacionamento,
Uma pitada de diversão
A todo e qualquer momento!

Pequerruchos queridinhos,
Com eles vou brincar,
Dar-lhes muitos carinhos,
E, quem sabe, as fraldas mudar!

Têm apenas um aninho
E ainda não sabem falar.
Porém, um único beijinho
Já me ilumina o olhar!

A prática tão desejada
Oferece experiências originais.
E nem a teoria mais elaborada
Poderia ensinar mais!

Situações inesperadas
Suscitam espontaneidade.
Que é tão necessária
Quanto a criatividade!

As crianças devo escutar
Para as conhecer,
E com elas conversar
Para as compreender!

Apreender diversas realidades
Que, no futuro, poderei encontrar.
Desenvolver desmedidas capacidades
Para num bom profissional me tornar!

Julgo que vou adorar,
E espero que tudo corra bem,
Que consiga assimilar,
E chegar mais além!

Patricia Saraiva

As bolas de sabão que esta criança…

As bolas de sabão que esta criança

Se entretém a largar de uma palhinha

São translucidamente uma filosofia toda.

Claras, inúteis e passageiras como a Natureza,

Amigas dos olhos como as cousas,

São aquilo que são

Com uma precisão redondinha e aérea,

E ninguém, nem mesmo a criança que as deixa,

Pretende que elas são mais do que parecem ser.

Algumas mal se vêem no ar lúcido.

São como a brisa que passa e mal toca nas flores

E que só sabemos que passa

Porque qualquer cousa se aligeira em nós

E aceita tudo mais nitidamente.

Fernando Pessoa


Bjinhos

Ana Gonçalves

segunda-feira, janeiro 08, 2007

Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive.

Fernando Pessoa


Beijinhos,
Vera Gonçalves Silva
O Coelhinho

De olhos vermelhos
de pêlo branquinho
dou saltos bem altos
eu sou um coelhinho

Comi uma cenoura
com casca e tudo
ela era assim tão grande
que eu fiquei um barrigudo

Dou saltos p'ra frente
dou saltos p'ra trás
eu sou um coelhinho
de que tudo sou capaz.

No meu 1º dia de estágio "as minhas crianças" cantaram esta canção. E as vossas? partilhem a vossa experiência!

Turma comentem! Este espaço só faz sentido se todos contribuirem para a existência deste blog ;)

Beijinhos,
Ana Rita Fonseca

domingo, janeiro 07, 2007

" Você deixou os seus sonhos para que eu sonhasse.
Derramou lágrimas para que eu fosse feliz.
Você perdeu noites de sono para que
eu dormisse tranquilo.
Acreditou em mim, apesar dos meus erros.
Ser educador é ser um poeta do amor.
Jamais esqueça que eu levarei para sempre
um pedaço do seu ser dentro do meu próprio ser... "

Augusto Cury


Beijinhos,
Ana Rita Fonseca

A relação Jardim de Infância e família

Sabemos que no nosso curso também é bastante importante a relação que o educador tem com a família, apesar de em alguns casos ser um pouco difícil esta relação, é fundamental para um melhor desenvolvimento da criança. Por isso, deixo-vos aqui algumas atitudes a ter em conta no contacto com os pais:

Sinceridade – a reunião pertence sobretudo aos pais, mas também ao educador. Diga o que pensa, as ideias do educador são importantes mas têm o mesmo valor que as ideias dos pais, isto é, à partida e, para que o diálogo resulte, todas as ideias são importantes.

Ouvir cuidadosamente – procure compreender os pais, mesmo que discorde do que estão a dizer, procure compreender quais os motivos que os levam a fazer determinada afirmação.

Não interrompa – embora seja o técnico não monopolize a reunião, os pais têm sempre coisas interessantes a dizer.

Não deixe monopolizar – existem pais com tendência a monopolizar as reuniões, encontre estratégias para que isso não aconteça. Implique todo o grupo, encaminhe a discussão para coisas que têm realmente interesse, se a discussão esmorecer “provoque” de modo a despertar o interesse.

Não fuja da discussão – não fique calado, apático ou indiferente, se não entender alguma coisa pergunte. Formule as suas ideias e esteja aberto às dúvidas dos outros.

Se discordar de alguma coisa diga – faça-o com naturalidade, sem ênfase, com bom humor.

Não adie observações – fale logo que sentir a necessidade de esclarecer algum ponto.

Generalize os casos – elabore o seu discursos de modo a não particularizar factos que se tenham passado com as crianças, não nomeie nenhuma em particular.

Favoreça a participação – chame, de modo surreptício, ao diálogo os pais que por razões várias menos participam.

Não escolha para si um lugar de destaque – evite falar de pé de preferência misture-se com os pais.

Estruture o espaço de modo a facilitar o diálogo – o modo como dispõe o espaço pode favorecer ou coarctar o diálogo.

Tenha em atenção o código linguístico – tenha em atenção o nível sócio-cultural dos pais. Não se demita do seu papel de técnico mas também não se esqueça de “desmontar” certos termos ou conceitos.

Beijinhos. Comentem!
Ana Rita Fonseca