Reflectir Para Educar...

Na era das TIC impunha-se a criação de um espaço de formação interactiva, complementar à vida da sala de aula. Aqui está ele! Aberto à publicação de textos, imagens, pedidos de ajuda, sugestões...Aqui está a possibilidade de continuarmos e explorar as potencialidades da nossa língua portuguesa. Todos seremos poucos. Bem-vindos!!! JMCouto

domingo, janeiro 07, 2007

A relação Jardim de Infância e família

Sabemos que no nosso curso também é bastante importante a relação que o educador tem com a família, apesar de em alguns casos ser um pouco difícil esta relação, é fundamental para um melhor desenvolvimento da criança. Por isso, deixo-vos aqui algumas atitudes a ter em conta no contacto com os pais:

Sinceridade – a reunião pertence sobretudo aos pais, mas também ao educador. Diga o que pensa, as ideias do educador são importantes mas têm o mesmo valor que as ideias dos pais, isto é, à partida e, para que o diálogo resulte, todas as ideias são importantes.

Ouvir cuidadosamente – procure compreender os pais, mesmo que discorde do que estão a dizer, procure compreender quais os motivos que os levam a fazer determinada afirmação.

Não interrompa – embora seja o técnico não monopolize a reunião, os pais têm sempre coisas interessantes a dizer.

Não deixe monopolizar – existem pais com tendência a monopolizar as reuniões, encontre estratégias para que isso não aconteça. Implique todo o grupo, encaminhe a discussão para coisas que têm realmente interesse, se a discussão esmorecer “provoque” de modo a despertar o interesse.

Não fuja da discussão – não fique calado, apático ou indiferente, se não entender alguma coisa pergunte. Formule as suas ideias e esteja aberto às dúvidas dos outros.

Se discordar de alguma coisa diga – faça-o com naturalidade, sem ênfase, com bom humor.

Não adie observações – fale logo que sentir a necessidade de esclarecer algum ponto.

Generalize os casos – elabore o seu discursos de modo a não particularizar factos que se tenham passado com as crianças, não nomeie nenhuma em particular.

Favoreça a participação – chame, de modo surreptício, ao diálogo os pais que por razões várias menos participam.

Não escolha para si um lugar de destaque – evite falar de pé de preferência misture-se com os pais.

Estruture o espaço de modo a facilitar o diálogo – o modo como dispõe o espaço pode favorecer ou coarctar o diálogo.

Tenha em atenção o código linguístico – tenha em atenção o nível sócio-cultural dos pais. Não se demita do seu papel de técnico mas também não se esqueça de “desmontar” certos termos ou conceitos.

Beijinhos. Comentem!
Ana Rita Fonseca

3 Comments:

  • At 8/1/07 19:58, Anonymous Anónimo said…

    pois é....a relaçao que vamos ter com os pais das nossas crianças é muito importante mas infelizmente ter uma bao relaçao é o mais dificil.....mas....onde há vida há esperança....lol....
    bjinhos
    claudia

     
  • At 8/1/07 23:14, Anonymous Anónimo said…

    Ana Rita,
    onde encontraste estes tópicos? Estão muito interessantes. Que bom seria discutí-los em reuniões de professores, para que os tivessem em conta nas reuniões com pais.
    Um abraço

     
  • At 9/1/07 20:25, Anonymous Anónimo said…

    Professor é este o site onde foram retirados estes topicos:

    www.coloajifamilia.educacao.te.pt/

     

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