Um sorriso no hospital

Olá caros colegas. Resolvi colocar neste blog um artigo sobre um palhaço que faz voluntariado através da associação Acreditar... Espero que gostem:
"- O Clown como tranformação da realidade hospitalar-
" É da beleza da poesia que nascem os guerreiros . Lutam melhor aqueles em cujos corpos moram os sonhos. Para se lutar não basta ter corpo e ser competente: é preciso ter alma."
O trabalho de arte Clown com crianças hospitalizadas foi traçado de forma que atingisse o ponto que os medicamentos não atinguem, a alma.
O riso instaura alegria para que um risoco de vida se transforme num mapa de caminhos esperançosos para as crianças hospitalizadas.
O viajante brincalhão, que passa através dos tempos, participa na construção de sonhos, alegria e esperança para comungar o seu acto e ofício em que as situações do Clown são solucionadas pelo nariz vermelho, subvertendo e burlando a ordem das coisas para que a criança se adorne com a arte de rir da sua própria doença.
Os resultados apontam para a mudança do comportamento passivo para activo, melhor aceitação de procedimentos e exames, maior colaboração com a equipa, imagem mais positiva da hospitalização, recuperação pós-operatória mais acelerada, diminuição de stress para a equipa e pais, melhor relacionamento entre profissionais, pais e crianças.
A existência pede um espaço para este sonhos: brincar, brincar, brincar, viver a brincar a vida como um brinco, deixa-se invadir.
E a Acreditar acredita no espaço para estes sonhos. Atodos um bem-haja, com um sorriso de palhaço no coração.
Um belo sorriso."
Dr. Anacleto
(Eduardo Lopes Dias)
Escolhi este texto pois o trabalho destas pessoas fascina-me e acho que se devia dar mais valor a estas situações!!
O que acham?
Ana Alves
4 Comments:
At 17/1/07 19:53,
Anónimo said…
É de louvar o trabalho destas pessoas, ainda para mais sendo voluntário!
Um simples sorriso alegrar so corações das crianças...
Beijinhos
At 18/1/07 14:50,
Anónimo said…
Realmente, é de louvar Elsa este tipo de trabalho...
Concordo plenamente contigo!
Beijos...
:)
At 19/1/07 15:58,
Anónimo said…
concordo plenamente com o que foi referido pelas colegas. o trabalho de voluntariado é algo muito nobre...dar algo aos outros esperando em troca, apenas um sorriso!Beijitos Carla Alexandra Silva
At 20/1/07 12:50,
Anónimo said…
Eu adorei ter feito o trabalho de TCA no Hospital e de ter conhecido pessoas como o Dr. Anacleto e outros voluntários da Acreditar. Tenho a mesma opinião de que se deve louvar estas pessoas mas, para elas basta um palavra, sorriso, um afecto por parte das crianças para se sentirem louvadas e agradecidas. Tânia
Enviar um comentário
<< Home