Brincar e Aprender
A brincadeira é uma das mais antigas formas de prática humana, é um processo social dos mais expressivos e a criança na infância muitas vezes se manifesta por ela expressando seus sentimentos e modos de ser. Para realizá-la a criança, de modo significativo, utiliza o brinquedo, introduzido pelo ser adulto, ou criado com seus próprios recursos. No meio educacional da Educação Infantil o brinquedo tem sido inserido com diferentes fins, quer seja como forma de criar um ambiente próprio ao ser criança, quer seja como um recurso pedagógico. Neste ínterim realizou-se este estudo com o objetivo de investigar o uso do brinquedo artesanal como recurso pedagógico no contexto escolar, considerando a utilização de materiais recicláveis para sua confecção, a vinculação do processo de construção e uso do brinquedo com os objetos de conhecimento e aprendizagem escolar, e a utilização deste pelo professor. Para pesquisar de dentro do contexto educacional, realizou-se uma pesquisa de natureza descritiva (qualitativa), numa instituição de Educação Infantil em Campo Grande, utilizando-se como instrumentos de investigação a entrevista semi-estruturada com professoras da Educação Infantil da respectiva instituição. Interpretando as informações, constata-se que a atividade desenvolvida com o brinquedo artesanal confeccionado com materiais alternativos favorece o desenvolvimento de resultados significativos ao longo do currículo, promovendo na sala de aula momentos criativos. As análises das entrevistas indicam que a atividade de criação de brinquedos é muito valiosa para o desenvolvimento infantil. O criador de brinquedos é um intérprete das necessidades, das curiosidades, dos interesses da criança, possibilitando o uso da imaginação, inteligência e motivação, bem como os momentos de compartilho e troca entre as crianças. O uso dos brinquedos envolve actividades espontâneas, prazerosas e criadoras da criança. Os brinquedos fazem com que as crianças compreendam que o mundo está cheio de possibilidades e que eles, brinquedos, simbolizam as oportunidades de expansão da criatividade do homem. Conclui-se que atividade de uso e criação de brinquedos é valiosa para o desenvolvimento infantil e aprendizagem escolar.
Carolina Ramos
Carolina Ramos
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home