Reflectir Para Educar...

Na era das TIC impunha-se a criação de um espaço de formação interactiva, complementar à vida da sala de aula. Aqui está ele! Aberto à publicação de textos, imagens, pedidos de ajuda, sugestões...Aqui está a possibilidade de continuarmos e explorar as potencialidades da nossa língua portuguesa. Todos seremos poucos. Bem-vindos!!! JMCouto

terça-feira, novembro 07, 2006

Brincadeiras

A importância do brincar
Que adulto não recorda dos velhos tempos de criança, onde as brincadeiras eram ensinadas entre os amigos, vizinhos e promoviam, além de divertimento, a manutenção da saúde e do desenvolvimento psicomotor?
Nos dias de hoje, a preocupação continua sendo a mesma: da criança interagir em grupo e desenvolver-se. Porém, os meios que favorecem esse acontecimento mudaram do lúdico para o super tecnológico. Algumas crianças são assim, passam grande parte do tempo jogando no computador e no vídeo-game, enquanto o playground do prédio está quase vazio e o dia de sol convida para brincar ao ar livre.
Muitos pais devem estar se perguntando: como fazer e por onde começar?
Em diversos livros que tratam do tema desenvolvimento infantil, exemplos são dados, mas não encontramos receitas prontas que indiquem os itens que devemos seguir. O que está ocorrendo, segundo algumas publicações em revistas e jornais, é a numerosa procura por soluções alternativas, onde as crianças possam gastar sua energia.
Um exemplo conhecido é aquele que, quanto mais actividades a criança abranger (inglês, natação entre outras), melhor será seu desempenho. Actividades extras, são extremamente produtivas, todavia não englobam tudo.
Às vezes, as crianças conseguem dar conta de todos os seus afazeres, apenas não possuem tempo para a tarefa principal desta fase, que é o brincar, pois seguem horários até para a diversão.
Ao pensarmos na importância do brincar no desenvolvimento global, encontramos na literatura que o jogo, seja de que tipo for, é o meio natural da criança se auto-expressar, já que detém a oportunidade de libertar seus sentimentos e descontentamentos, através da utilização do brinquedo. Na psicologia esta interacção compõe a ludoterapia.
A criança tem dentro de si potencial e este emerge nas situações de sua vida, e nestes momentos, o indivíduo apresenta ao mundo seu ritmo e sua harmonia. E o brinquedo nada mais é do que a linguagem da criança.

Ana Isabel Soares

2 Comments:

  • At 7/11/06 23:00, Anonymous Anónimo said…

    Fico feliz pelo facto de o nosso blog começar a ganhar forma. Obrigado Ana, pela reflexão. É tua? É que tem uns brasileirismos lá pelo meio.

    Aproveitando a sugestão, seria interessante se todos falássemos das brincadeiras e briquedos da nossa infância. O que é que de mais significativo guardamos na memória?

    Vamos a isso? Quem começa?

     
  • At 13/11/06 01:53, Anonymous Anónimo said…

    Lembro-me do meu primeiro triciclo, azul metalizado, tenho uma vaga ideia de abraçar a minha madrinha quando o recebi e sei porque me contaram que tive que dormir com ele na cama na primeira noite!
    Depois como a minha mãe não me deichava brincar sempre com brinquedos novos para não os estragar, agarrava em tacinhas de brincar e colheres de sobremesa e ia para a rua fazer bolos de terra e usava molas da roupa para fingir que era peixe... Lembro-me de ter muitos bonecos novos, velhos, de todos os tipos, mas lembro-me de poucos em detalhe!...
    Soraia Cardoso

     

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